Se existe uma maneira de proteger a sua empresa e manter informações sigilosas é utilizando senhas seguras, e obviamente, selecionando ao máximo as pessoas com acesso à essas senhas.
Afinal de contas, de que vale criar senhas fortíssimas para a sua empresa, se você as compartilha com qualquer funcionário, ou até mesmo convidado.
É justamente esse o motivo de empresas seguras, por exemplo, ter uma rede para convidados e outra para funcionários: afinal, nunca se sabe qual o risco estamos correndo ao compartilhar as senhas.
Mas, se você quer realmente assegurar que a sua empresa está bem protegida e segura com senhas fortes, precisa garantir que está criando senhas da maneira correta.
Para tornar a sua vida mais fácil, e ajudar a sua empresa a criar senhas fortes de verdade, nós temos um pequeno passo-a-passo:
Evite senhas comuns: o primeiro passo para você criar uma senha forte é abrir mão de uma vez por todas das senhas comuns. Números de CNPJ, telefones, CEP e outros detalhes que podem ser encontrados em qualquer lugar são um perigo à vista.
Tenha cuidado com as perguntas de segurança: nunca coloque respostas para as perguntas de segurança que possam ser encontradas em perfis sociais. Isso é uma grande armadilha, e obviamente, torna toda a sua estratégia de segurança um fiasco.
Não reutilize senhas: tenha uma única senha para cada serviço. Seja hospedagem, e-mail, servidores, e/ou outros serviços contratados. Crie senhas específicas para cada atividade ou função.
Fuja do óbvio: não use palavras que possam ser facilmente encontradas em um dicionário. Softwares de quebra de senhas tentam combinações que encontramos nos dicionários, e por isso elas são tão abomináveis. Por outro lado, usar caracteres especiais quebra esse ciclo vicioso e torna a sua senha mais forte.
Agora que você já sabe qual é o passo-a-passo básico para criar senhas com segurança, implemente na sua empresa e compartilhe o artigo com seus colegas de trabalho.
Afinal de contas, a segurança da sua empresa vai ser tão forte quanto o seu elo mais fraco. Nesse caso, estamos falando da senha mais fraca. Então, é bom que ela seja segura o suficiente.