Poderíamos ficar até amanhã listando as vantagens de se adotar um sistema de telefonia open source. É simples, é eficiente. Sua empresa só tem a ganhar.
A IDC ouviu representantes de 178 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Perú entre fevereiro e março de 2017 para entender o quanto suas organizações já utilizam open source e quais motivos as fazem investir no código aberto. Surpreendentemente, o Brasil lidera a adoção de sistemas e aplicativos open source: 73% dos entrevistados já utilizam algum tipo de software de código aberto. Além disso, 7% já estão testando a implantação e 5% planejam adotar a tecnologia nos próximos 12 meses. Segundo a IDC, os três principais motivos para a adoção do modelo são redução de custos (52%), independência de provedor (46%) e capacidade de personalizar o código-fonte para desenvolver aplicativos e novos recursos (41%).
Diante das inúmeras aplicações que o software open source oferece, merece destaque a telefonia nas empresas. Quando se fala em adotar um sistema de telefonia baseado em tecnologia open source em detrimento de um sistema convencional, a primeira vantagem que vem à mente é o custo. De fato, o investimento para implementar uma telefonia de código aberto é muito inferior ao de uma central proprietária – a diferença pode chegar a 60%, dependendo de uma série de variáveis. E a economia financeira vai além do custo inicial: quando se tem um sistema open source, a manutenção é mais barata, a implementação de novos recursos também custa menos.
É verdade que as vantagens financeiras – seja em tempos crise, seja em tempos de economia acelerada – pesam na hora da decisão. No caso da telefonia, porém, os benefícios de adotar o open source vão muito além das finanças.
Uma das grandes preocupações das corporações na hora de adotar open source é exatamente a sustentabilidade do projeto em longo prazo – este item foi mencionado por 62% dos profissionais ouvidos pela IDC. Riscar essa preocupação da lista é muito simples: basta escolher um fornecedor sério, experiente, com bons casos de sucesso no portfólio.
A Asteriks, por exemplo, está no mercado há mais de uma década, com foco na transparência, competência, inovação e no total respeito ao cliente. Além do comprometimento e alto nível de especialização, a empresa implementa sistemas de telefonia baseados na tecnologia Asterisk, uma das principais tecnologias open source do mundo, criada especificamente para este fim.
Atualmente, mais de 500 empresas no Brasil já tiram proveito do Asteriks IPBX – já são mais de 250 mil ramais instalados. Organizações como a São Bernardo Hospital registram ganho de produtividade de mais de 45% com o sistema da Asteriks. Trata-se de um software para telefonia baseado em tecnologia Asterisk, e pode ser facilmente administrado através de uma interface de gerenciamento totalmente gráfica e intuitiva.
Além de contar com as facilidades e os recursos proporcionados por um sistema baseado na internet, as empresas que já adotaram o IPBX da Asteriks conseguem aumentar o rendimento de sua equipe, reduzir consideravelmente seus custos e elevar o controle sobre a central telefônica.
- A solução ainda permite, com um baixo custo de implementação:
- Reduzir os custos de ligações; Administrar o próprio IPBX;
- Gerenciar a criação de ramais, o bloqueio e liberação de ligações DDD e DDI e o consumo de créditos;
- Ter controle sobre todas as chamadas atendidas, efetuadas, perdidas e abandonadas;
- Visualizar relatórios personalizados de acordo com as necessidades próprias;
- Falar entre filiais de qualquer lugar do mundo, a custo zero;
- Atender seus clientes de forma personalizada, através de uma URA;
- Atender seu ramal remotamente, a partir de smartphone ou computador;
- Modernizar o call center;
- Contar com uma central telefônica estável, sem ligações derrubadas a todo momento.
Com gerenciamento 100% online, o administrador do Asteriks IPBX pode ter acesso ao seu painel de controle a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, incluindo computadores, tablets e smartphones, aumentando assim o controle e a produtividade de toda equipe.
Diversas empresas já utilizam essa solução e sem dúvida alguma, no curto prazo, muitas outras passarão a utilizar. Sua organização pode ser uma delas.
Publicado em 28 de Julho de 2017 por Jobson Andrade, CEO da Asteriks Tecnologia.