Esteja preparado ou não, a sua empresa deverá passar pela transformação digital caso queira prosperar. Na era da informação em que vivemos, o presente e o futuro mudam constantemente, requerendo ações rápidas e eficientes para aumentar o lucro e chances de sucesso.
De acordo com um estudo feito pela Forrest Report em 2017, 74% das empresas tem uma estratégia digital. Porém, apenas 15% acreditam terem habilidades e capacidades para colocar essas estratégicas em prática.
Novos problemas requerem novas soluções. Com o surgimento do código binário 1703, surgiu o primeiro conceito de digitalização, que fora evoluindo até o patamar digital que estamos hoje. A transformação digital nada mais é que utilizar soluções tecnológicas para resolver problemas tradicionais.
De forma direta, pode-se dizer que a transformação digital é a mudança profunda ocasionada pela era da informação nas empresas, organizações, processos, competências e modelos de negócios.
Seu objetivo é melhor aproveitar das mudanças e oportunidades e o impacto social ocasionado por elas. Melhorando a tomada de decisões estratégicas por levarem em consideração o presente e o futuro.
Como pode ver a transformação digital não é somente adotar a tecnologia e soluções de TI, é redefinir toda estratégia empresarial e algumas vezes até a cultura de sua empresa. Dessa forma, deve-se vê-la como uma aliada estratégica que servirá como espinha dorsal desse novo modelo de negócios.
Atualmente a transformação digital não ajudará só empresas, mas pessoas e até órgãos do governo. É inevitável aproveitar da tecnologia para enfrentar problemas sociais como crises econômicas, saúde, aposentadoria, poluição, entre outros.
O Japão é um dos países que estão trabalhando para revolucionar seu modo de viver através da transformação digital. Lá estão usando dados obtidos de assistências médicas para criar uma projeção sobre quais serão os efeitos do envelhecimento da população na economia, e o que podem fazer para resolver este problema antes de ele ocorrer.
Nas empresas os dados obtidos através da transformação digital podem prever eventuais problemas ocasionados pela economia local ou mundial. Além de tornar mais eficaz a tomada de decisões em diversos departamentos que adaptaram essa transformação. Possibilitando melhor uso de capital, aumentando o lucro e cortando custos desnecessários.
A sociedade como um todo está se tornando digital, optando pelas facilidades proporcionadas pela tecnologia. Um estudo da Pew Research Center revelou que mais de 66% da população adulta tem um smartphone. Isso aumenta exponencialmente o acesso à informação de qualquer lugar, a qualquer momento.
Outro exemplo é o comercio digital (e-commerce) com média de crescimento mundial de 23% ao ano. Já no Brasil estimam que o comércio eletrônico movimente mais de R$ 79,9 bilhões em 2019. Um crescimento de 16% ante ao resultado atingido em 2018, e esse número tende a aumentar mais ainda com o fim da desigualdade tecnológica.
A tendência é uma mudança no estilo de vida parecida com a proporcionada pela revolução industrial. Mais e mais pessoas estão passando pela transformação digital, surgindo novas carreiras e acabando com outras.
A Internet das Coisas (Internet of Things) antes vista apenas em filmes de ficção científica e mais notoriamente na vida do magnata Tony Stark com o “Jarvis”, poderá ser a nova realidade em alguns anos. Afinal, a inteligência artificial já está presente em software de televisores, computadores, celulares smartphones e até em eletrodomésticos.
Hoje há serviços digitais para transporte de passageiros, restaurantes, supermercados, bancos, aluguéis por temporada etc. O futuro é digital, e se recusar a fazer parte dessa nova era pode custar muito caro a sua empresa.
Mas há uma tecnologia que não irá a lugar algum, e deve ficar cada vez melhor, a telefonia. Seja por meio da telefonia fixa, VoLTE (Voice Over Long-Term-Evolution) e VOIP (Voice Over Internet Protocol), sem ela ficamos ilhados. Afinal, há informações que só podem ser expressas de forma concisa através da voz, visto que textos estão abertos a intepretação do leitor.
Mesmo que haja usuários abandonando a telefonia fixa em casa e migrando para os smartphones e seus mensageiros instantâneos, empresas mantêm as linhas fixas por desconhecerem novas tecnologias.
Hoje não precisa ter uma linha fixa instalada localmente para ter um número de telefone. Você pode adquirir um número virtual (DID) e atribuírem a um número já existente. Então, mesmo sua empresa sendo localizada em São Paulo, você pode ter um número com DDD de Belo Horizonte por exemplo e atender as chamadas normalmente.
Está pronto (a) para fazer a transformação digital que sua empresa precisa para crescer mais rápido? A Asteriks oferece soluções de qualidade que geram economia e comodidade para sua empresa e clientes, deixe nossa equipe lhe auxiliar a levar sua empresa para o próximo nível.
Publicado no dia 26 de Junho por Jobson Andrade, CEO da Asteriks Tecnologia.