Antes de mais nada, é preciso entender as diferenças entre o ATA e o telefone IP, para que você possa escolher a melhor opção para a sua empresa.
O ATA (adaptador telefone analógico) é um conversor analógico-digital que permite conectar um telefone comum à sua rede VoIP.
O dispositivo pega o sinal analógico de seu aparelho telefônico e converte em dados digitais para a transmissão pela internet. Após a instalação ele precisa ser configurado em cada ramal, para que funcione corretamente.
Por outro lado, o telefone IP é um aparelho específico que se conecta diretamente à rede de computadores, podendo receber voz, dados e até mesmo imagens.
O telefone IP se parece com um aparelho convencional, mas utilizam conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11.
Ou seja, enquanto um equipamento (ATA) funciona adaptando telefones comuns à rede VoIP, o telefone IP se conecta diretamente à rede, sem precisar de intermediários.
Se você estiver na dúvida sobre qual é o melhor equipamento para a sua empresa, lembre-se que os telefones IP possuem a melhor qualidade de áudio, mas os preços podem ser maiores do que os ATAs.
Para basear a sua decisão, é preciso responder a uma pergunta simples: você quer usar o VoIP como uma alternativa à telefonia tradicional, e continuar usando o telefone para as chamadas, ou vai migrar definitivamente?
Se você for usar o VoIP como alternativa à telefonia convencional, pode ser mais útil considerar o uso do ATA.
Agora, se a sua empresa for utilizar o VoIP como sistema de telefonia principal, talvez você queira um pouco mais de qualidade, e a melhor alternativa para isso é o telefone IP.
Publicado em 05 de Janeiro de 2016 por Jobson Andrade, CEO da Asteriks Tecnologia.